Hoje no meio da tarde recebi a noticia do falecimento de Viviane Matias A Dina Di,que fez a passagem nessa madrugada de infecção hospitalar após complicações no parto de sua segunda filha Aline.
Dina Di para muitos e particularmente pra mim foi a mulher de mais forte expressão no rap nacional com letras que retratam o dia a dia de cada uma de nossa geração feitas por ela que viveu intensamente sua vida e se expressava como ninguém em suas musicas.
Lembro que quando ainda adolescente uma musica cantada por uma mulher me chamou a atenção( confidencia de uma presidiária), lembro que na época não era como hoje com internet e tal, lembro que fui descobrindo aos poucos quem era o grupo Visão de Rua, e fui acompanhando desde então as letras dela sempre mexeram comigo.
Ela pra mim foi muito mais que uma cantora de rap, ela despertou em mim caminhos que dificilmente a escola me despertaria, ela mostrou o quanto é difícil ser mulher nos dias de hoje e que respeito se conquista com dignidade e proceder.
Fica em mim uma sensação de frustração por que dela eu sempre esperava o próximo passo a próxima musica a próxima entrevista polêmica.
Fica aqui minha indignação aos veículos que simplesmente boicotavam essa que nos representava realmente e colocavam em seu lugar garotas estéticamente possíveis caso de "Antônia" serie exibida na Rede Globo. Como a Tv cultura em mais de 10 anos de carreira de Dina Di e vendendo e repercutindo na periferia a cada Cd lançado nunca fez um ensaio com ela?
Pois é, ela incomodava muito, podem não ter divulgado sua imagem mas seus Cds ecoam por todas as periferias e se pra Eles ela não era interessante para nós jamais será esquecida e será perpetuadas em suas musicas por nossos filhos que cresceram ouvindo a verdade.
Fica aqui minha singela homenagem a essa mulher que foi fundamental a minha formação como mulher e cidadã!
Luto!